2 nov 2007 - 20h45

Câmeras de segurança flagraram confusão no aeroporto

A imprensa teve acesso nesta sexta-feira a alguns trechos das imagens gravadas pelas câmeras de segurança do Aeroporto Internacional Afonso Pena, de São José dos Pinhais, na manhã de quinta-feira. Na ocasião, a delegação do Grêmio se encontrou com o presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Mario Celso Petraglia, e houve um entrevero que durou aproximadamente trinta minutos.

Petraglia relata que estava no saguão lendo jornal e sentado ao lado de Frank Romanoski, integrante do Conselho Fiscal do Atlético e amigo particular de Petraglia, que por coincidência também tomaria o mesmo vôo para São Paulo (e depois seguiria para Dallas). Teria sido então abordado por um senhor que posteriormente seria indentificado como Paulo Pelaipe, assessor de futebol do Grêmio. Pelaipe teria o agredido verbalmente de modo insistente. Petraglia retrucou e outros dirigentes partiram em direção ao diretor atleticano. Romanoski tentou acalmar os ânimos, mas nova investida dos gremistas acabou terminando em agressão física. Pelaipe teria levado um soco de Romanoski, que depois foi perseguido por outro dirigente gremista. Ao final, o técnico do Grêmio, Mano Menezes, conversou tanto com Petraglia quanto com os dirigentes do seu clube para tentar encerrar as brigas.

Na versão do Grêmio, teria sido Petraglia o provocador da discussão. Os gaúchos alegam que o atleticano foi ao aeroporto exclusivamente para tripudiar e comemorar a vitória do dia anterior. Ao desembarcar em Porto Alegre, Pelaipe desmentiu que tivesse perdido o dente na briga do aeroporto. Alegou que isso havia acontecido na noite anterior, na Baixada.

Imagens das câmeras

Por enquanto, a verdade dos fatos não está esclarecida. Cada parte sustenta versões diferentes. Contudo, todo o episódio foi registrado pelas câmeras de segurança do Aeroporto. Essas imagens ajudarão a esclarecer o caso e a identificar os culpados.

Até agora, a imprensa teve acesso apenas trechos das gravações. A íntegra dos arquivos está com a Polícia Federal. Segundo relatos, a confusão durou certa de meia hora. As imagens disponibilizadas nesta sexta não mostram o início da discussão. Exibem, no entanto, cenas do vice-presidente de patrimônio do Grêmio, Luiz Moreira, tentando acertar um chute no empresário Frank Romanoski. Depois, Moreira persegue Romanoski pelo saguão do aeroporto até o setor de raio-x. Minutos mais tarde, o diretor de segurança do Grêmio, Elvis Pires, conversa com Romanoski. Outra imagem mostra o vice-presidente do Grêmio César Pacheco e Elvis Pires conversando com Petraglia e Romanoski no setor de embarque, já acompanhados por um policial militar.

"O que eles liberaram foram apenas três minutos de imagens, que é o que determina a lei. A Polícia terá acesso aos trinta minutos do filme. Para emitirmos definitivamente a nossa opinião, só com todos os dados e fatos do nosso conhecimento", afirmou Petraglia na noite desta sexta-feira, confiando que a exibição integral das imagens confirmará o seu relato dos fatos. A questão deverá ser examinada ainda pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. "Só estou esperando as imagens que o aeroporto vai mandar. Será aberta uma investigação, provavelmente um inquérito. Vamos investigar todos os fatos", revelou o procurador do STJD Marcelo Jucá em entrevista ao Zero Hora.

Confira os vídeos das imagens disponibilizadas pela Infraero até o momento:



Últimas Notícias

Opinião

VERGONHA A NÍVEL NACIONAL

A partida na noite de ontem válida pela terceira-fase da Copa Do Brasil, deixou o torcedor athleticano incrédulo, insatisfeito, indignado e por que não até…